OFICINA 7.12.2012 "ESTUDE FRANCÊS PELA MUSICOLINGUÍSTICA"



Na ocasião da Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Pelotas UFPel, o professor Gilson Lopes ministrou a oficina “Estude Francês pela Musicolinguística” na sexta-feira dia 7 de dezembro de 2012 das 16h00 às 18h15  na sala 111 do Centro de Letras e Comunicação (CLC), no Campus Porto-UFPel.

Os 13 inscritos a esse "atelier" não eram todos alunos do curso de Letras Francês. Fato curioso, pois, mesmo sem ter contato direto com a língua francesa, 3 participantes se interessaram pela temática e, graças à leitura silábica do Sistema CO.MU.PH.AN, perceberam que levam bastante jeito pra estudar o francês e que a técnica segue implacável e eficaz.

Esta oficina foi realizada tal qual a proferida no dia 5.10.2011 na mesma instituição, porém, ora, foi ministrada em português. Contou-se com a fundamental colaboração da Daniele Peter (que realizou as fotos do evento) e do comité organizador da Semana (mais especialmente o Gabriel Munsberg, que atenciosamente me sugeriu que a oficina ocorresse; e a Renata Silveira).


Os 130 minutos proporcionaram aos participantes uma breve abordagem tanto teórica quanto prática dos princípios da Musicolinguística (sistema CO.MU.PH.AN) que foi, assim como a anterior em 2011, dividida em três atividades dinâmicas:
  • reflexão e discussão em subgrupos e em plenário sobre o Sistema CO.MU.PH.AN, cuja propriedade intelectual pertence ao músico e pesquisador suíço Sr. Robert-Hisland Hiestand: seus princípios científicos, criação do método e suas aplicabilidades;
  • leitura silábica do Sistema realizada individualmente, em subgrupos e em plenário de uma temática mundialmente conhecida "Comme d'habitude", do já falecido músico e empresário nascido no Egito, Claude François;
  • ditado, por meio de escuta do registro original, do terceiro verso da canção e análise sócio-político-cultural da integralidade do texto.
Para melhores informações sobre a Musicolinguística, acesse:
Deixa-se aqui os sinceros agradecimentos aos participantes da segunda oficina do método do Sr. Hisland Hiestand em terras brasileiras e o Professor Gilson Lopes se põe à disposição para fornecer informações complementares sobre o Sistema CO.MU.PH.AN (inglês, francês, espanhol, alemão, português do Brasil) em Pelotas - RS, favor contactar: gilson.lopes@teachers.org

Gilson Lopes
2012_12_07