MUSICOLINGUÍSTICA

Introdução 

A música faz parte de nossa vida cotidiana. A rádio, a televisão, nossos cantores preferidos, as crianças, o despertador confirmam que esta afirmação bate à nossa porta todos os dias e a toda hora ao longo da nossa breve jornada no planeta Terra.

Entrega do projeto de implementação dos
estudos do português do Brasil no ISM.
dezembro de 2003.
O som psicoafetivo, com outras palavras “a música”, esta é um elemento natural capturado pelo sistema auditivo causando-nos sensações, por vezes inexplicáveis. Uma música simples pode levar-nos a mover a cabeça, a cintura, o tornozelo ou um ponto marcante do pé contra o chão, ou até mesmo nos fazer chorar ou dar-nos calafrios. No passado, nossa infância e primeiro amor podem ser revividos por alguns momentos pelo simples ato de ouvir uma canção.
Graças às investigações do pesquisador e professor de música suíço Robert Hisland-Hiestand, comprovou-se que a música é um elemento estratégico para a aprendizagem de línguas, o que o levou a criar o sistema revolucionário denominado CO.MU.PH.AN. 

Este método tem por objetivo especial de quebrar o princípio de que as línguas estrangeiras devem ser bombardeadas com regras da gramática normativa da língua e com duros exercícios bastante desmotivantes para os alunos.

Foi-se observado também que a Musicolinguística é um agente extremamente eficaz para eliminar o sotaque da língua materna do aluno ao decorrer do estudo do sistema. A leitura silábica musical assegura eficaz desempenho na leitura da língua estrangeira, consequentemente na fala do idioma estudado.
 

História da Musicolinguística 

Sistema de aprendizagem da língua criada pelo pesquisador e músico suíço Robert Hisland Hiestand (1925 -), com base na utilização da música e do canto.

Este conceito foi desenvolvido ao longo de muitos anos de estudo e pesquisa. A descoberta fundamental é que a sua música é um agente que contribui para a consolidação da compreensão semântica da linguagem e da memória ideal de assimilação. Estudos de qualquer língua são possíveis se baseado principalmente pela música como instrumento motivador. 

Institut Supérieur de Musique, Langues et Culture: ISM 

Sr. Hiestand fundou, há pouco mais de 50 anos, o Instituto Superior de Línguas, Música e Cultura, atualmente localizado a 10 minutos da estação ferroviária de Cornavin, em Genebra, na Suíça Romanda).  

O ISM (Instituto Superior de Música Línguas e Cultura) é o único instituto superior no mundo a formar professores do sistema CO.MU.PH.AN, onde seis idiomas são estudandos durante os cinco anos de estudo. Ao final do curso, estudante obtem a licença em Musicolinguística. 

Sistema CO.MU.PH.AN
(COmmunication, MUsicolinguistique, PHonétique et ANalyse)
 

Este sistema é composto por quatro etapas: a comunicação (utilizada de forma imediata para desenvolver as competências orais do aluno), a  música (para estimular o processo cognitivo por meio do som pscicoafetivo), a fonética (utilizada para desenvolver a capacidade de percepção da parte fonética e melódica presente na língua) e a análise (etapa final do processo que tem por objetivo emplorar o contexto sócio-econômico-cultural que motivou o compositor a criar a letra da canção). 

Para maiores informações sobre o ISM e sobre o Sistema CO.MU.PH.AN, acesse o link da Universidade ISM.   


Gilson Lopes
2012_11_23