Introdução
A música faz parte de nossa vida cotidiana. A rádio, a televisão, nossos cantores preferidos, as crianças, o despertador confirmam que esta afirmação bate à nossa porta todos os dias e a toda hora ao longo da nossa breve jornada no planeta Terra.Entrega do projeto de implementação dos estudos do português do Brasil no ISM. dezembro de 2003. |
Graças às
investigações do pesquisador e professor de música suíço Robert
Hisland-Hiestand, comprovou-se que a música é um elemento estratégico para a
aprendizagem de línguas, o que o levou a criar o sistema revolucionário denominado
CO.MU.PH.AN.
Este método tem por objetivo especial de quebrar o princípio de que as línguas estrangeiras devem ser bombardeadas com regras da gramática normativa da língua e com duros exercícios bastante desmotivantes para os alunos.
Este método tem por objetivo especial de quebrar o princípio de que as línguas estrangeiras devem ser bombardeadas com regras da gramática normativa da língua e com duros exercícios bastante desmotivantes para os alunos.
Foi-se
observado também que a Musicolinguística é um agente extremamente eficaz para
eliminar o sotaque da língua materna do aluno ao decorrer do estudo do sistema.
A leitura silábica musical assegura eficaz desempenho na leitura da língua
estrangeira, consequentemente na fala do idioma estudado.
História da Musicolinguística
Sistema de aprendizagem da língua criada pelo pesquisador e músico suíço Robert Hisland Hiestand (1925 -), com base na utilização da música e do canto.
Este conceito foi desenvolvido ao longo de muitos anos de
estudo e pesquisa. A descoberta fundamental é que a sua música é um agente que contribui para a consolidação da compreensão semântica
da linguagem e da memória ideal
de assimilação. Estudos de qualquer língua são possíveis se baseado principalmente pela música como
instrumento motivador.
Institut Supérieur de Musique, Langues et Culture: ISM
Sr. Hiestand fundou, há pouco mais de 50 anos, o Instituto Superior de Línguas, Música e Cultura, atualmente localizado a 10 minutos da estação ferroviária de Cornavin, em Genebra, na Suíça Romanda).
O ISM (Instituto Superior de Música Línguas e
Cultura) é o único instituto superior no mundo a formar
professores do sistema CO.MU.PH.AN, onde seis idiomas são estudandos durante os cinco anos de estudo. Ao final do
curso, estudante obtem a licença em
Musicolinguística.
Sistema CO.MU.PH.AN
Este sistema é composto por quatro etapas: a comunicação (utilizada de forma imediata para
desenvolver as competências orais do aluno), a música (para estimular o
processo cognitivo por meio do som pscicoafetivo), a fonética (utilizada para desenvolver a capacidade de percepção da parte
fonética e melódica presente na língua) e a análise
(etapa final do processo que tem por objetivo emplorar o contexto
sócio-econômico-cultural que motivou o compositor a criar a letra da canção).
Sistema CO.MU.PH.AN
(COmmunication, MUsicolinguistique, PHonétique et ANalyse)
Este sistema é composto por quatro etapas: a comunicação (utilizada de forma imediata para
desenvolver as competências orais do aluno), a música (para estimular o
processo cognitivo por meio do som pscicoafetivo), a fonética (utilizada para desenvolver a capacidade de percepção da parte
fonética e melódica presente na língua) e a análise
(etapa final do processo que tem por objetivo emplorar o contexto
sócio-econômico-cultural que motivou o compositor a criar a letra da canção).
Para maiores informações sobre o ISM e sobre o Sistema CO.MU.PH.AN, acesse o link da Universidade ISM.
Gilson Lopes
2012_11_23